Notícias

Categorias

<<
Moreira Internacional vai buscar corpos das vítimas de acidente em França
Corpos das vítimas que morreram durante a viagem da Suíça para Portugal só chegam na quarta-feira para a realização das cerimónias fúnebres

28/03/2016
Autor: Irene Palma

 

Seguiram esta segunda-feira para Moullins, próximo de Lyon, França, os quatro carros funerários que vão buscar alguns dos portugueses que morreram, na noite de quinta-feira passada, vítimas de acidente de viação.

 

A empresa Moreira Internacional é a responsável pela trasladação dos corpos das vítimas portuguesas que vão seguir para Cinfães e Trancoso. José Santos, gerente da empresa sediada na Covilhã, falou ao Até Sempre, sobre a logística que um caso destes exige.

 

“A única diferença,  para todos os outros processos que tratamos é que, neste caso, é tudo tratado com o Consulado de Lyon. Foi montado um quartel-general no rés do chão do Centro Hospital onde estão os corpos e é nesse local que estão a ser centralizados todos os procedimentos burocráticos”, afirma.

 

O Consulado português exigiu que os corpos das vítimas fossem levantados por empresas autorizadas para operar em França. A Moreira Internacional  é uma da empresas nacionais com esses requisitos, uma vez que é especializada precisamente na trasladação de corpos do estrangeiro para Portugal, estando autorizada a realizar funerais em países europeus. Há já 20 anos que realiza este tipo de serviços.

 

“Seguem na tarde desta segunda-feira  para França quatro carros, cada um com dois motoristas, para que na manhã de terça-feira possam ser levantados os corpos. A nossa empresa está preparada para dar resposta a situações como esta e, neste momento, para além destes carros temos mais outro carro em Paris a tratar de outro serviço, que não tem qualquer ligação com o acidente da passada semana”, refere José Santos.

 

Uma vez que as agências funerárias locais não estão habituadas a este tipo de serviços é comum requisitarem os serviços de empresas como a Moreira Internacional para efetuarem o levantamento de corpos de portugueses que morrem no estrangeiro.

 

Os corpos devem ser libertados durante a manhã desta terça-feira, iniciando-se de imediato a viagem, de cerca de 15 horas, para Portugal. Só na quarta-feira poderão ter lugar as cerimónias fúnebres nas várias localidades onde vão a enterrar os 12 portugueses que morreram no referido acidente.

x Notificação de falecimentos
x INSCRIÇÃO WORKSHOP LUTO