Notícias

Categorias

<<
Suspeita de morte por doença de Creutzfeldt-Jakob
O Até Sempre apurou que o caso aconteceu com uma mulher e o corpo foi transportado para o Hospital de São João, no Porto, para análise já que esta doença está relacionada com a doença das 'vacas loucas'

19/02/2016
Autor: Irene Palma

 

O Até Sempre apurou que uma mulher morreu no Hospital do Barreiro, esta sexta-feira, por suspeita da forma esporádica da doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ).
 
O caso aconteceu, esta sexta-feira, no Hospital do Barreiro e obrigou a medidas excecionais de segurança, uma vez que esta é uma doença infeciosa.
 
O Até Sempre contatou os responsáveis médicos deste hospital que preferiram, para já, não se pronunciar. Mesmo assim, o Até Sempre confirmou a notícia junto da Direção-Geral de Saúde.
 
O corpo da mulher, com cerca de 70 anos, segue esta sexta-feira para o Hospital de São João, no Porto, para ser analisado por forma a confirmar se a causa da morte foi a doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), na forma esporádica.
 
Este hospital portuense aguarda pela chegada do corpo para analisá-lo e proceder a todos os meios necessários para a confirmação, ou não, da doença. O Até Sempre sabe que o mesmo só terá tal confirmação na próxima semana. A DGS apenas receberá os dados oficiais no final do presente ano, aquando da reunião de todos os dados. 
 
 
Existem cerca de uma dúzia de casos em Portugal por ano
 
A Direção-Geral da Saúde já tinha sido informada da existência deste caso no Hospital do Barreiro, por forma a agilizar os mecanismos necessários para o transporte do corpo para o local onde vai ser autopsiado.
 
“Há procedimentos necessários para respeitar os requisitos exigidos para estes casos por questões de saúde pública. O Hospital de São João é o local onde estas análises são feitas, pois é do interesse da saúde pública confirmar, ou não, as suspeitas que existem”, afirma Marina Ramos, da  Divisão de Epidemiologia e Vigilância da DGS.
 
Algumas das medidas adotadas são o isolamento do corpo e o transporte do mesmo, dentro de dois sacos especializados, feito em carro funerário.
 
Marina Ramos revelou ao Até Sempre que existem cerca de “uma dúzia de casos por ano no nosso país desta forma esporádica da doença de Creutzfeldt-Jakob”. Esta responsável da DGS explica que não há razões para alarme, uma vez que esta variante esporádica da doença é diferente da variante humana vulgarmente conhecida como doença das 'vacas loucas'.
 
 
O que é a Doença de  Creutzfeldt-Jakob?
 
É, de forma simples, uma infeção progressiva, e inevitavelmente mortal, que produz espamos musculares e perda da função mental de forma contínua.
 
Pouco se sabe como se transmite, mas de acordo com o Manual MSD (empresa farmacêutica) “algumas pessoas foram contagiadas por receberem transplantes de córnea ou porventura de outros tecidos provenientes de dadores infetados ou devido ao uso de instrumentos contaminados durante uma cirurgia do cérebro”.
 
É reconhecida uma doença semelhante à DCJ que se verifica em ovelhas e gado  (doença das vacas loucas). 
 
Ainda que a transmissão entre animais e humanos não seja clara, suspeita-se que: “a incidência  da doença das vacas loucas aumentou quando o gado bovino foi alimentado com vísceras de ovelha e os casos humanos podem ter-se verificado por ingestão de carne de vaca contaminada”, refere o mesmo Manual.
 
Os seres humanos que desenvolvem esta doença assumem danos cerebrais progressivos e perda de memória até que deixam de ver, falar ou alimentar-se sozinhos.
 
De acordo com a World Health Organization não há cura para doença, nem forma de atrasar a evolução. A única opção passa por medidas paliativas. Aproximadamente 80% dos doentes morre em menos de um ano.
 
A DCJ afeta um em cada milhão de habitantes por ano, geralmente entre os 50 e os 70 anos. 
 
Sendo uma doença contagiosa deve evitar-se o transplante ou a ingestão de tecidos humanos ou animais infetados.
 
Ainda que não haja razões para alarme,segundo a DGS, a mesma reforça a importância de todas as suspeitas serem analisadas já que o diagnóstico da doença de Creutzfeldt-Jacob não se consegue confirmar em vida. 
 
x Notificação de falecimentos
x INSCRIÇÃO WORKSHOP LUTO