Notícias

Categorias

<<
Até Sempre acaba com pagamento de taxa na PSP de Portalegre
No passado dia 1 de fevereiro, o Até Sempre expôs a situação anómala existente na PSP de Portalegre e os resultados fizeram-se sentir

12/02/2016
Autor: Até Sempre

 

José Santos, responsável d' A Funerária Santos, dirigiu-se à PSP de Portalegre, na terça-feira, dia 9 de fevereiro, para solicitar um boletim de óbito, mas foi surpreendido: "já alguém o informou da nova situação?", perguntou-lhe o agente de serviço.
 
Como havíamos noticiado,  o comando distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portalegre era o único do país que cobrava um valor por cada boletim de óbito que emitia. 
 
Após a notícia do Até Sempre, as circunstâncias mudaram e o pagamento do boletim de óbito deixou de ser cobrado.  
Os motivos são desconhecidos, pelo menos por parte dos visados, e "até ordens em contrário não se paga o boletim de óbito".
 
PSP de Portalegre não revela pormenores
 
O Até Sempre chegou à fala com o Comandante Intendente Joaquim Simão, da PSP de Portalegre, que afirmou: "Não posso relevar os pormenores do que foi tratado e decidido com a Direção Nacional."
 
Os procedimentos internos entre a Direção Nacional e a PSP de Portalegre ficam assim por esclarecer.
 
Aquando da notícia, o Até Sempre soube que a Direção Nacional iria averiguar o caso internamente, e tal acabou por acontecer com brevidade, tendo suspendido a cobrança que era feita em Portalegre para que todos os comandos da PSP atuem da mesma forma. 
 
Agentes funerários satisfeitos
 
Até à data em que o Até Sempre expôs a situação, sempre que um agente funerário se deslocava à PSP de Portalegre, ou à Divisão Policial de Elvas, que pertence ao comando portalegrense, para solicitar um boletim de óbito teria de pagar 14 euros.
 
Contatados pelo Até Sempre, vários profissionais do ramo daquela zona mostraram-se satisfeitos e esperançosos por esta alteração. 
 
O boletim de óbito é obrigatório para a realização do funeral e pode ser emitido pela PSP, pela Guarda Nacional Republicana (GNR) ou pelo Registo Civil. Não sendo cobrado por nenhuma destas entidades. 
 
x Notificação de falecimentos
x INSCRIÇÃO WORKSHOP LUTO