Notícias

Categorias

<<
Agente funerário por amor
37 anos de casamento, 37 anos como agente funerário. Vitor Santos tem 58 anos e agarrou-se a este negócio por amor!

14/07/2015
Autor: Joana Martins Gomes

 

Foi no registo predial e comercial que conheceu a mulher que lhe mudou o rumo profissional. Que lhe mudou a vida. Nunca pensou seguir este caminho mas ainda hoje “culpa” o namoro. Ainda não tinha dado o nó com a Manuela e já seguias as pisadas do sogro.

 

“Tenho de ver a cara dela das nove à uma, das duas às sete e depois ainda levo com ela em casa”, atira Vítor Santos por entre uma gargalhada! A dona Manuela ri-se, não fosse ela também a aturá-lo a toda a hora!

 

Este era um negócio familiar que um pai deixou aos filhos e, pelo caminho apanhou o homem que havia de casar com a filha. Até há 9 anos, a funerária chamava-se Machado, mas desde a separação empresarial com o cunhado que a empresa ganhou um novo nome: Funerária Machado e Victor. Assim mantém-se a homenagem ao homem que fundou a agência e perpetua-se o nome do homem que dá a cara por ela: o nosso Vítor Santos.

 

Vitor trabalha ainda hoje com a mulher. A eles já se juntaram os dois filhos, que até são formados, mas o negócio familiar falou mais alto na hora de optarem. Trabalham em família com o objetivo de prestar o melhor serviço a cada cliente que os procura numa das duas lojas que têm: uma em Alverca do Ribatejo e outra no Forte da Casa, ambos no Concelho de Vila Franca de Xira.

 

Cinzas de leão

 

Vitor Santos não consegue estar parado e como não se contenta com pouco, abraçou outra função: a de Secretário da ANEL. Uma função à qual se dedica de “corpo e alma”.

 

“Parar é morrer”, diz de pronto. E faz sentido! Mais ainda, quando falamos da morte. Aliás, a sua morte é assunto que não o preocupa, mas já deixou claro à esposa que quer ser cremado. “Depois põe-me dentro do pote com o emblema do Sporting e fico aqui na loja”, conta-nos entre risos.

 

Sim, já comprou o pote. Já o tem exposto numa das prateleiras da agência em Alverca do Ribatejo. E, se fala do seu próprio funeral com aparente naturalidade o mesmo já não se trata quando fala de funerais dos que lhe são mais próximos.

 

Vitor surpreende-nos ao confessar que depois destes anos todos no setor, há coisas que lhe começam a fazer impressão: “Funerais de juventude e amigos já não consigo ser eu a fazer. Falta-me coragem. Por isso é que tenho cá a malta jovem!”.

 

Com o passar dos anos ganhou respeito à morte e realizar um funeral já não é para este homem uma banalidade. Mas é um privilégio! Afinal foi e é a sua vida.

 

Quando lhe perguntamos sobre o nosso “Até Sempre” orgulha-se em dizer que é o terceiro parceiro do projeto. O que ele vai descobrir agora é que não é o terceiro, mas sim o segundo. O Sr. Vitor Santos abraçou o projeto do “Até Sempre” desde o início. Não só por considerar que “tem pernas para andar” como pela importância de homenagear quem não tivemos oportunidade presencialmente.

 

Nós também lhe agradecemos a oportunidade de conhecer o homem (Vitor Santos) para além do agente funerário responsável pela Agência Funerária Machado e Victor.

x Notificação de falecimentos
x INSCRIÇÃO WORKSHOP LUTO