Notícias

Categorias

<<
Paralisação dos Registos e Notariado até dia 17
Registo de óbito de estrangeiros suspenso devido à greve dos funcionários do IRN

14/08/2019
Autor: Até Sempre

 

A greve dos trabalhadores do Instituto dos Registos do Notriado (IRN) estão a afetar o funcionamento das conservatórias e de outros balcões de atendimento, sendo que a emissão dos registos de óbitos para estrangeiros está suspensa até ao dia 17, último dia da paralisação.

 

questão não se coloca relativamente aos óbitos nacionais, uma vez que as autoridades da zona onde se regista o óbito, PSP ou GNR, podem fazer a emissão da documentação

necessária para os enterros, tal como já acontece ao fim-de-semana.

 

Esta situação só acontece (registo de óbitos para estrangeiros), porque os óbitos não foram contemplados nos serviços mínimos, os quais apenas incluem: Entrega de Cartão de Cidadão urgente; entrega do Cartão de Cidadão extremo urgente; pedido, emissão e entrega de Cartão de Cidadão provisório; realização de casamentos civis agendados antes do aviso de greve; realização de casamentos civis urgentes, em situação de iminência de parto ou in articulo mortis (em iminência de morte); e realização de testamentos in articulo mortis.

 

Carlos Almeida, presidente da ANEL (Associação Nacional de Empresas Lutuosas), face os transtornos que a situação está a causar, sobretudo na emissão dos registo de óbitos para cidadãos estrangeiros, enviou um e-mail aos serviços do IRN dando conta da situação. O líder da ANEL sublinha que “não é fácil explicar à família dos cidadãos estrangeiros, que estes não podem avançar com o processo, porque os serviços estão em greve. O que me foi respondido, no e-mail que enviei, foi que o registo de óbito para estrangeiros não estava contemplado nos serviços mínimos."

 

x Notificação de falecimentos
x INSCRIÇÃO WORKSHOP LUTO