Notícias

Categorias

<<
Abertura do primeiro Espaço Óbito
Serviço vai permitir ao cidadão tratar de assuntos relacionados com a morte de um familiar

9/02/2018
Autor: Até Sempre

 

O Ministério da Justiça abriu o primeiro Espaço Óbito, na Loja do Cidadão de Santo Tirso. O Espaço Óbito é um balcão onde o cidadão pode tratar de todos os assuntos relacionados com a morte de um familiar.
 
Este serviço disponibiliza, num único local, toda a informação de forma clara e objetiva, indo ao encontro de uma maior proximidade com o cidadão, dispondo de um atendimento personalizado e reservado, dando resposta de um modo transversal às principais necessidades do cidadão, num momento difícil após a morte de um familiar.
 
O Espaço Óbito permite a interação de todos os serviços a que os cidadãos têm necessidade de recorrer no momento da morte de um familiar, abrangendo diversas entidades públicas e privadas, como: Registos e Notários, Autoridade Tributária, Segurança Social, ADSE, Caixa Geral de Aposentações e Banco de Portugal, num único local, acompanhado por uma equipa especializada e assim reduzindo o número de deslocações do cidadão.
 
Complementando o serviço de atendimento, encontra-se disponível no Portal da Justiça um guia com as informações básicas e de ajuda necessária à resolução das diversas questões. Está também disponível um simulador de orientação, permitindo saber quais os passos e documentos a tratar, de acordo com a situação específica de cada cidadão.
 
O Ministério da Justiça informa que próximo Espaço Óbito vai abrir ao público na Loja do Cidadão do Mercado 31 de Janeiro, em Lisboa, e está previsto o alargamento faseado deste serviço às lojas do Cidadão de 3ª geração, ao longo de 2018.
 
O Espaço Óbito é uma iniciativa integrada no Simplex+, que irá permitir uma maior eficiência e proximidade ao cidadão.
x Notificação de falecimentos
x INSCRIÇÃO WORKSHOP LUTO