Notícias

Categorias

<<
A história da imagem falsa que anda a agitar a internet
Anúncio não passa de “uma brincadeira de mau gosto”. “Vamos acionar judicialmente quem inventou isto”, diz presidente da Junta de Freguesia. Não sabe do que falamos? Fique a saber a verdade aqui!

17/01/2018
Autor: Irene Palma

 

Segunda-feira, dia 15 de janeiro de 2018. Enviam-nos uma imagem com um suposto anúncio, num jornal, da Junta de Freguesia de Couto de Baixo e de Couto de Cima, no distrito de Viseu, intitulado: “Aviso, Dias de Falecimento e de acesso ao cemitério”


Bastou ler a primeira linha para perceber que o suposto anúncio era duvidoso (para não dizer de imediato falso). Lendo o restante discurso impresso naquele quadrado percebia-se que não poderia ser um discurso oficial de uma qualquer junta de freguesia mas, importava perceber o que se passava.

 

O Até Sempre recebeu várias denúncias sobre esta imagem. Estados de alma de desagrado de diversas pessoas que se mostraram indignadas com o teor do suposto anúncio. Depois de muitos “já viu o anúncio? O que nos pode dizer sobre aquilo?”, decidimos ir ao encontro de uma explicação para aquela imagem que em poucas horas que tornou viral na internet e chegou um pouco a todo o território nacional.


“Obrigado por me estar a ligar e por se importar em saber a verdade”, respondeu de pronto Fernando Almeida, presidente da Junta de Freguesia de Coutos de Viseu assim que atendeu a chamada feita pelo Até Sempre. “Aquilo é completamente falso e já estive reunido com um escritório de advogados, que está a avaliar como poderemos accionar judicialmente o jornal que publicou aquilo. Não podem usar os antigos brazões do Couto de Cima e do Couto de Baixo e fazer uma coisa daquelas usando a imagem da junta de freguesia. Aquilo não tem nada a ver com a nossa freguesia, mas mancha a nossa imagem. É inadmissível”, prossegue no contacto telefónico.

 

O polémico regulamento dos cemitérios

 

As antigas freguesias de Couto de Cima e de Couto de Baixo transformaram-se numa só, actualmente designada por Freguesia Coutos de Viseu. Com a união de freguesias veio a polémica em redor do horário de visitas ao cemitério. “No Couto de Cima desde 2010 que existe um regulamento que prevê a abertura do cemitério aos fins-de-semana, feriados e uma hora antes da realização de cada funeral, isto para acabar com os roubos e bruxarias que existiam no cemitério. Sempre que as pessoas querem ir ao cemitério fora deste horário contactam a junta e a porta é aberta. Em janeiro de 2017 foi feito um novo regulamento, comum aos dois cemitérios, e em Maio foram afixados editais com os novos horários”, explica ao Até Sempre Fernando Almeida.

 

O presidente da Junta admite a polémcia causada pelo regulamento, mas defende que algo tinha de ser feito para acabar com a degradação dos cemitérios: “Houve denúncias na GNR devido ao roubo de lápides. Havia cenas de bruxaria no cemitério pois estava aberto de dia e de noite. Tem de haver respeito pelos mortos e não podemos aceitar estas situações.”

 

A população não gostou destas novas regras e chegou a fazer uma manifestação. Esta insatisfação levou a que um jornal local fizesse uma “brincadeira de muito mau gosto” ao publicar numa página de humor um anúncio inventado, como se fosse da junta de freguesia, a brincar com a situação. Na área reservada a caricaturas e humor foi impresso o suposto anúncio que vemos na imagem e o facto de ter os brazões das duas anteriores juntas de freguesias pesou mais forte e passou a circular como se fosse oficial e não criado por humor.

 

“Isto induz em erro e não podemos admitir isso. Queremos respeito pelos nossos mortos e é por isso que tem de haver um horário mas obviamente que sempre que há um funeral abrimos a qualquer hora”, sublinha o presidente da Junta de Coutos de Viseu, garantindo que “os menos de 30 funerais que se realizaram em 2017 nos dois cemitérios não tiveram qualquer problema”.


A mentira tornou-se viral. Fernando Almeida espera agora que a verdade também: “Uma vez mais obrigada por querer saber a verdade. É importante que não nos julguem por uma mentira que inventeram sobre nós.”

x Notificação de falecimentos
x INSCRIÇÃO WORKSHOP LUTO