Notícias

Categorias

<<
Caminhar para a Felicidade
Somos soldados, neste campo de batalha chamado Vida: por vezes, vencemos a batalha, outras perdemos a luta.

28/09/2017
Autor: Clarisse Queirós - Socióloga, Conselheira do Luto, Escritora

 

A felicidade não é um destino, é um caminho! A entrada desse caminho fica num lugar a que qualquer ser humano tem acesso: dentro de si mesmo. É no nosso interior que a felicidade nasce e começa a existir. As nossas ações, as nossas escolhas e realizações também fazem parte desse caminho. No entanto, existem tantas opções e opiniões alheias querendo mostrar-nos qual o caminho ideal que acabam por causar uma certa confusão: se por um lado, é agradável receber conselhos quando o indivíduo se sente perdido, não sabendo o que fazer ou por onde começar; por outro lado, a quantidade de conselhos podem desorientar mais do que propriamente oferecer clareza.
 
Assim, a vida do ser humano implica dois fatores importantes e decisivos: “tempo” e “limite”. Ninguém está imune a eles, nem das causas e consequências que nos levantam ou derrubam – vivemos em ciclos; tendo momentos bons, felizes, sonhando, batalhando e realizando e outros em que estamos exaustos, desmotivados ou dececionados, revoltados e insatisfeitos.
 
Na maioria das vezes, são estes ciclos que nos direcionam para caminhos e experiências, evoluindo a cada aprendizado ou confrontando-nos com as circunstâncias indesejáveis. Somos soldados, neste campo de batalha chamado Vida: por vezes, vencemos a batalha, outras perdemos a luta. E, é precisamente quando perdemos que entra o “tempo” e o “limite” – pois existe um período para cada coisa e um limite de resistência para cada indivíduo.
 
Para algumas pessoas, a felicidade será conhecer o mundo. Para outras será expressar-se através da arte. Existem pessoas que nasceram para ensinar, curar ou ajudar, sendo felizes desta forma. Existem ainda aquelas pessoas que só poderão ser felizes, no meio da natureza; outros, certamente, não trocariam a cidade por nada. As escolhas são variadas: música, animais, prática de desporto e cada ser humano inclui na sua vida, aquilo que descobre que o torna mais feliz.
 
Na verdade, não podemos evitar algumas contrariedades do nosso caminho, mas também não devemos desistir diante desses obstáculos, podendo escolher formas mais otimistas de enfrentar cada desafio, pois existe um significado para tudo. A palavra que deixo para hoje é PERSEVERANÇA!
Saiba mais www.cfeliz.pt
 
x Notificação de falecimentos
x INSCRIÇÃO WORKSHOP LUTO