Notícias

Categorias

<<
Pelo menos 20 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica
A violência doméstica não olha a condições e estratos sociais e económicos

25/11/2016
Autor: Até Sempre

 

Entre 2013 e 2015, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima recebeu uma média de 49 queixas diárias por violência doméstica.
 
A APAV registou 22.387 processos de apoio a vítimas de violência doméstica, dos quais a associação apoiou 19.132 mulheres e 3.141 homens.
 
Das 19.132 situações reportadas à APAV por mulheres vítimas de violência doméstica, em cerca de 45% dos casos não existia apresentação de queixa criminal
 
Os números da violência
 
Destas vítimas, 39% têm idades compreendidas entre os 26 e 55 anos. Os números revelam ainda que a grande maioria das vítimas é casada com o agressor e pertencem a um tipo de família nuclear com filhos. 
 
Nos dois últimos anos percebeu-se que o tipo de vitimação é continuada em 79% dos casos, e dura em média 2 a 6 anos (25%). A residência comum é o local onde mais ocorrências se passam (65%). 
 
O número de queixas e denúncias ainda se fica pelos 38.9%. 
 
Esta sexta-feira assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres e várias são as iniciativas da APAV.
 
#ésinaldeviolência
 
A Rádio Comercial associa-se à APAV e convida-o/a a escrever numa folha de papel uma frase que indique um sinal de violência, com a hashtag #ésinaldeviolência.
 
De seguida, tire uma fotografia, partilhe-a no seu Instagram, identificando a página @apav_online, e convide os seus amigos e amigas a participar.
 
Se é sinal de violência, contacte gratuitamente a Linha de Apoio à Vítima da APAV: 116 006
 
 
x Notificação de falecimentos
x INSCRIÇÃO WORKSHOP LUTO