Notícias

Categorias

<<
“…Casa, longe de Casa!” – um olhar sobre o luto na migração
C Feliz é o novo projeto de apoio ao luto

19/10/2016
Autor: Cristina Felizardo - Conselheira do Luto® / CEO do projecto Cfeliz

 

O luto é um processo de reação a uma perda pessoal profunda, que decorre no tempo, de forma mais ou menos prolongada. As causas do luto podem ser por morte, separação conjugal, emigração, encarceramento, amputações, aborto, deficiência de um filho e desvalorização social. 
 
Atualmente, tem-se vindo a notar um aumento do fenómeno migratório na Europa. Tal acontece em países que estejam a atravessar uma crise económica e de desemprego, levando a sua população mais jovem a abandonar o país de origem em busca de sucesso profissional e valorização social, em países com maior estabilidade económico-social.
 
Verificamos o mesmo em países que enfrentam crises políticas graves, que se manifestam em cenários de guerra, tornando a emigração um fenómeno extensivo a qualquer faixa etária, dado que da mesma depende a sobrevivência individual e da família.
 
A título de exemplo, no primeiro caso, temos um aumento significativo de emigração de jovens portugueses licenciados (com particular incidência nas áreas da Saúde) que encontram uma carreira profissional em países da União Europeia, como Inglaterra, Alemanha e França.
 
No segundo caso, temos a imigração de refugiados políticos, vindos da Síria, para a Europa, em situação de emergência social. 
Atendendo que o afastamento provisório de entes queridos, como o caso da emigração, é uma das causas de perda emocional profunda e por isso originária de processo de luto, percebemos a razão da emergência deste assunto nos debates científicos, em contexto europeu.
 
De facto, no caso dos refugiados de guerra (como por exemplo, os refugiados provenientes da Síria), o processo de luto é mais complexo, pois à causa de afastamento de entes queridos, acrescem as causas de morte de familiares (em contexto traumático) e desvalorização social (por perdas financeiras e de posição social).
 
Alterações comportamentais ao longo do luto
 
Embora o luto seja um fenómeno natural, durante o seu decurso, a pessoa, família ou comunidade que o vivencia sofrem alterações no seu comportamento, ao longo das vivências: choque, a descrença, reconhecimento e superação.
 
No entanto, estas vivências não são inócuas no enlutado, provocando-lhe um sofrimento mental intenso e desorganização emocional. Num primeiro momento, o enlutado procura apoio junto da família e amigos. Estes são solidários e disponíveis. No entanto, o tempo impõe-se e a vida continua. Família e amigos, regressam às suas rotinas e o enlutado experiencia a solidão. Neste momento, surgem respostas formais, disponibilizadas por organizações que promovem o apoio ao luto.
 
O C FELIZ é um centro de apoio a pessoas, famílias e comunidades em processo de perda pessoal e emocional profunda (processo de luto), com o objetivo de superação de perdas profundas e encontro de um novo equilíbrio e bem-estar.
x Notificação de falecimentos
x INSCRIÇÃO WORKSHOP LUTO