Notícias

Categorias

<<
Vítor Cristão é o novo presidente da AAFP
Responsável da Casa Cristão explica ao ATÉ SEMPRE a importância da eleição para um cargo que é também uma homenagem. Veja quem são os novos dirigentes eleitos para a Associação Agentes Funerários de Portugal.

3/06/2016
Autor: Irene Palma

 

Quatro horas de acto eleitoral acabaram com o impasse na Associação Agentes Funerários de Portugal (AAFP) assegurando a eleição dos novos Órgãos Sociais. Ao início da madrugada desta sexta-feira, dia 3 de junho de 2016, Vítor Cristão, em representação da funerária “Casa Cristão”, foi eleito o novo presidente da Direção. António Matos, da Funerária Avenida Fernão Magalhães, mantém-se como presidente da Assembleia Geral, e António Pereira, da Funerária das Condominhas, continua à frente do Conselho Fiscal.

 

“Não me candidatei por iniciativa própria. Foi entendido que a minha candidatura era a melhor decisão e abracei esta causa com grande determinação e orgulho. Vou dar continuidade ao que tem sido feito. O meu pai já fazia parte da Associação e em conjunto com algumas pessoas achámos que estava na altura de mudar a imagem e os dirigentes da associação”, afirma Vítor Cristão no primeiro contacto com o ATÉ SEMPRE após a eleição.

 

“É uma forma de homenagear o meu pai”, assume o novo presidente

 

O pai de Vítor, António Cristão, foi um dos fundadores da AAFP, causa a que se dedicou até ao final da vida. Faleceu a 19 de fevereiro deste ano e Vítor admite que esta eleição é uma homenagem à dedicação do pai. “Acabei por crescer ligado à associação porque acompanhava o meu pai e estive envolvido em parte do que foi feito. No início poderei ter uma fase muito complicada mas esta é uma forma de homenagear o meu pai, de dar apoio e de estar com quem abraçou esta causa desde sempre, dando continuidade ao esforço dele e de outros que sempre lutaram para fazer o melhor pelo setor funerário. Ele sempre teve um carinho especial por isto”, confessa Vítor Cristão.

 

O novo (na idade e no cargo) presidente da AAFP tem bem definidos os objetivos para os três anos de mandato, mas nem todas são desvendados: “Vamos trabalhar para além do foco da formação, dando regalias e vantagens aos nossos associados através de parcerias e protocolos. Anteriormente existia muito trabalho de backoffice e nós consideramos que para além disso é importante trazer ideias novas, mas não queremos revelar já tudo.”

 

Nos novos Órgãos Sociais constam empresas que já faziam parte da associação em mandatos anteriores e outras que se estreiam em cargos associativos. “Quisemos pegar na modernidade, e nas ideias novas, e juntá-la à experiência de outras Casas que já estão habituadas ao trabalho da associação”, defende.

 

A. Matos: “Estou muito confiante nesta nova direção”

 

A. Matos, da Funerária Avenida Fernão Magalhães, foi o presidente da Assembleia Geral responsável pelo acto eleitoral e mostra-se orgulhoso com o fim do impasse nos destinos da AAFP que durava há pouco mais de dois meses. “O acto eleitoral correu dentro da expectativa e fiquei satisfeito. Apesar de ter havido uma maior participação dos sócios gostaríamos que o número de votantes até tivesse sido superior”, confessa ao ATÉ SEMPRE.

 

Após quatro horas de votação os resultados finais foram conhecidos já madrugada dentro e A. Matos, que vai manter-se como presidente da Assembleia Geral, está bastante motivado para mais três anos de trabalho: “Fiquei muito satisfeito com a lista que elegemos porque acho que temos uma boa equipa de trabalho. Queremos mudar a imagem apagada que a associação tinha e permitir que cresça ainda mais. Estou muito confiante nesta nova direção. Neste mandato vamos ter muito trabalho, mas acredito que vai correr bem pois vai valer a pena. Espero que a força que esta equipa demonstra se mantenha.”

 

Os novos Órgãos Sociais são compostos por empresas com mais histórias e outras mais recentes. Matos está convicto de que essa mistura de experiências será uma mais-valia. “Existe uma mudança na atividade funerária com os mais antigos a passarem o testemunho aos mais novos e nós queremos acompanhar o mercado. Queremos acompanhar os novos agentes e ajudá-los, mantendo a ligação com os antigos e não havendo um fosso entre os velhos e os novos”, defendeu em declarações ao ATÉ SEMPRE.

 

Conheça aqui os novos dirigentes da AAFP que tomarão posse no próximo dia 9 de junho de 206, pelas 21:30, na sede da associação:       

 

ÓRGÃO SOCIAIS:

DIREÇÃO

 Presidente: Casa Cristão - Vítor Cristão

Vice-presidente: Funerária de Matosinhos, Irmãos Teixeira – Vítor Teixeira

Vice-presidente: Funerária Angelina Pinheiro – Manuel Fernandes Pinheiro

Vice-presidente: Funerária de São Mamede – Sílvia Rodrigues

Vice-presidente: Funerária da Prelada – Nuno Carneiro

Vice-presidente: Agência Funerária Bompastor – Pedro Bompastor

Vice-presidente: Funerária S. Barbosa – João Barbosa

 

ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Funerária Avenida Fernão Magalhães – A. Matos

Secretário: Bom Abraço, Agência Funerária - João Pedro Fonseca Gomes

Secretário: Agência Funerária Xavier Neto – Xavier Neto

Suplente: Agência Funerária Olimpio Castilho – César Castilho

Suplente: Agência Funerária Moreira Ramos – António Ramos

Suplente: Funerária São Jorge – António Salazar

 

CONSELHO FISCAL

Presidente: Funerária das Condominhas, Casa António Pereira – António Pereira

Secretário: Agência Funerária Anselmo Lages – Anselmo Lages

Relator: Agência Funerária Mendes e Moreira – José Santos

Suplente: Agência J. da Silva – Carlos Silva

Suplente: Funerária Gandra – Eduardo Gandra

Suplente: Eurofunerária

x Notificação de falecimentos
x INSCRIÇÃO WORKSHOP LUTO