Notícias

Categorias

<<
ÚLTIMA HORA: Instituto de Medicina Legal entupido
Corpos não são entregues desde terça-feira. Instituto reage.

3/04/2019
Autor: Até Sempre

 

Instituto de Medicina Legal de Lisboa não está a entregar corpos para as famílias desde o dia de ontem, terça-feira, 2 de abril, pois, segundo o Até Sempre apurou, o sistema de emissão de certidões não está em funcionamento.

 

Corpos que foram autopsiados na terça-feira durante a manhã e que já se encontram vestidos nas respectivas urnas para serem entregues às famílias continuam retidos, uma vez que não há sistema de emissão de certificados de óbito. 

 

São vários os agentes funerários e familiares que se encontram junto ao Hospital de São José para recolherem os corpos já autopsiados, de modo a procederem à realização das cerimónias de funeral. 

 

"A única explicação que nos dão é que não há sistema para emitirem as certidões de óbito. Não sabem quando o problema será resolvido e ninguém nos diz se haverá solução ainda hoje para levantarmos os corpos já autopsiados", diz ao Até Sempre um dos muitos agentes funerários que aguarda a resolução do problema. 

 

Contactado pelo Até Sempre, o Instituto de Medicina Legal de Lisboa, confirma que "o sucedido se deve a uma falha no SICO - Sistema de Informação dos Certificados de Óbitos", não tendo data de previsão para solucionar o problema. Questionada sobre a gestão do SICO, a Direcção Geral de Saúde encaminha a situação para o Ministério da Saúde.  O Até Sempre contactou o Ministério da Saúde que, por sua vez, encaminha a gestão do sistema para a DGS. 

Desconhece-se a data da resolução da situação sendo que pelas 16:00 do dia de hoje, os funcionários do Instituto de Medicina Legal informaram que não seriam levantados corpos até ao fim do dia de hoje.

 

x Notificação de falecimentos
x INSCRIÇÃO WORKSHOP LUTO