Notícias

Categorias

<<
I Seminário CNUF: vamos lá falar de urnas e de ambiente
Vai ter lugar na próxima sexta-feira, em Pombal, um debate inédito sobre a proteção da saúde pública e ambiental. O convite está feito. Saiba mais aqui!

27/02/2018
Autor: Até Sempre

 

Pombal foi o palco escolhido para o 1º Seminário CNUF – Urna Certificada, Sustentável e Ecológica. No próximo dia 2 de março, na Quinta do Ti Lucas, vai falar-se de urnas e de ambiente. O início está marcado para as 10 horas.
 
O objectivo desta organização da aimmp é colocar as autarquias locais, os fabricantes de urnas funerárias, agentes funerários, associações do sector e ainda entidades governamentais ligadas ao ambiente e à saúde a falar sobre este tema.
Vítor Poças, presidente de direcção da aimmp, explica ao Até Sempre a que o que vai ser este I Seminário CNUF:
 
“Podemos prestar um serviço público relevante se estivermos todos do mesmo lado”
 
Porque é que se vai realizar este seminário?
Primeiro, pelo seu sentido de oportunidade, isto é, chegou a hora de disseminar o trabalho desenvolvido, proporcionar o debate e recolher novos contributos, com novas ideias, em cima de uma estratégia já definida. Segundo, porque consideramos urgente reunir os diferentes agentes do sector, fabricantes de urnas funerárias, agentes funerários, autarquias/gestores de cemitérios e entidades ligadas à proteção do ambiente no sentido da articulação, produção de conhecimento e encontro de soluções compatíveis com os interesses de todos.
 
Qual o objectivo e as preocupações que levaram a aimmp a tomar esta iniciativa?
 A aimmp iniciou já há algum tempo um processo de certificação dos seus associados no sentido de criar condições para se produzirem urnas que cumpram com a Lei, designadamente o Decreto Lei 44220/1962 de 3 de março, com a Norma NP 4474–1:2008 e com a especificação técnica ET.CNUF.01:2016, atribuindo um selo que ostenta a marca comunitária CNUF – Urna Certificada, Ecológica e Sustentável. Pretendemos que as autarquias alterem os seus regulamentos dos cemitérios no sentido de acautelarem a proteção da saúde pública e ambiental, com o cumprimento das normas acima referidas. Pretendemos, ainda que os agentes funerários passem a utilizar e a prescrever URNAS CERTIFICADAS e que os fabricantes de urnas estejam certificados e preparados para fabricarem urnas certificadas numa atitude responsável dos mais diferentes pontos de vista. A aimmp está preocupada com o cumprimento da lei e dos regulamentos, com o desenvolvimento e modernidade dos seus associados, bem como o contributo do sector para a proteção da saúde pública, proteção ambiental e sustentabilidade do nosso planeta.
 
Porque é que é importante os agentes funerários e os fabricantes de urnas marcarem presença neste seminário?
 Os agentes funerários, os fabricantes de urnas e as autarquias locais são os principais atores desta atividade e os principais responsáveis pelo contributo para o sucesso no cumprimento dos objetivos que pretendemos. São eles os operadores do dia a dia e as entidades que têm capacidade para, em conjunto, promoverem o uso das urnas CNUF e proporcionarem a proteção ambiental, da saúde pública e da legislação e normas em vigor. Considero que são os nossos parceiros, por excelência, para podermos prestar um serviço público de importância relevante com alguma facilidade, se estivermos todos do mesmo lado.
 
 

O Até Sempre vai marcar presença e conta com todos aqueles que se queiram também associar!

x Notificação de falecimentos
x INSCRIÇÃO WORKSHOP LUTO