Notícias

Categorias

<<
Frio já matou sete pessoas desde outubro
Epidemia de gripe já deixou 31 doentes internados em unidades de cuidados intensivos, e tendem a aumentar

23/12/2016
Autor: Até Sempre

 

A epidemia de gripe começou apesar de estar ainda numa fase de baixa intensidade. Desde o início da monitorização da época gripal, em outubro, há registo de sete mortes entre os 31 casos de gripe que obrigaram a internamento em unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim de vigilância epidemiológica divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (Insa).
 
Dois terços dos doentes que foram internados em unidades de cuidados intensivos com complicações decorrentes da gripe (pneumonias, por exemplo) tinham mais de 64 anos. A maior parte sofria de doenças crónicas e não estava vacinado, de acordo com a informação das 20 unidades de cuidados intensivos que enviaram dados para o Insa. 
 
Embora a mortalidade esteja a aumentar nas últimas semanas em Portugal, continua com valores “de acordo com o esperado” para esta época do ano, lê-se no boletim do Insa. 
 
O período epidémico da gripe dura entre oito a doze semanas, coincidindo o seu início normalmente com o final de Dezembro e o início de Janeiro, em Portugal.
 
A subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas, insiste na necessidade de as pessoas que correm mais riscos se vacinarem, o que podem fazer ainda nas próximas semanas. 
 
 
x Notificação de falecimentos
x INSCRIÇÃO WORKSHOP LUTO