Notícias

Categorias

<<
Sinais que identificam que está em luto
Falámos com quem sabe para o ajudarmos a reconhecer a dor

20/07/2015
Autor: Joana Martins Gomes

 

Já deu por si a pensar em coisas como: “Parece que estou a enlouquecer”; “Às vezes dou comigo a ouvir vozes”. Então saiba que estas são algumas das frases que mostram a eventualidade de estar a passar por um processo de luto. 
 
No dicionário de língua portuguesa, luto é o sentimento pela morte de alguém. Na psicanálise, luto é o processo durante o qual um indivíduo consegue desligar-se, progressivamente, da parte de um ente querido. O Espaço do Luto, associação dedicada ao luto, diz que é uma reação, mais ou menos prolongada, a uma perda pessoal profunda, não dependendo essa perda única e exclusivamente da morte de alguém.  
 
Pois bem, luto é tudo isto e mais alguma coisa! “Luto é dor”, diz Cristina Felizardo, conselheira do luto.
 
Cristina trabalha na APELO – Apoio ao Luto há cinco anos e reconhece bem os sinais que muitos carregam quando estão a viver um processo de luto.
 
Tome nota:
- Ataques de pânico
- Choro incontrolável
- Dormência
- Taquicardia
- Sensação de desmaio
- Desalento
- Tristeza profunda
- Necessidade de falar constantemente no mesmo 
 
Estes são alguns dos sinais que deve ter em conta quando morre alguém, se separa, perde expetativas de afeto, o seu amor-próprio é abalado ou é desvalorizado socialmente. 
 
Portanto, se reconhece que está a passar por alguma destas situações saiba que há solução. A APELO – Apoio ao Luto realiza sessões de apoio ao luto, em Lisboa e em Aveiro. Para tal, só precisa de se inscrever online ou contatar a associação.
 
Do outro lado, a Cristina ou qualquer um dos conselheiros do luto formados e capacitados irão ajudá-lo. Acredite que o luto é um processo doloroso mas ultrapassável.
 
Em breve vai poder saber mais sobre o luto.
x Notificação de falecimentos
x INSCRIÇÃO WORKSHOP LUTO